A regra 60-30-10 é uma estratégia para tornar mais simples a harmonização de cores em um ambiente.
A ideia aqui é aplicar a cor principal do projeto em 60% do espaço (em geral, uma cor neutra). Uma segunda cor deve ser aplicada em 30% do espaço. Por fim, uma terceira cor (em geral, uma cor mais ousada e complementar à primeira cor) é utilizada em 10% do espaço. Vem ver na prática como essa regra funciona!
No projeto acima, o verde é a cor predominante, presente em 60% do espaço (nas paredes, na vegetação e na decoração). A segunda cor, presente em 30% do espaço, é um conjunto de tons neutros (branco, cinza e bege). A terceira cor (um tom complementar ao verde) é o terracota, presente no sofá. Aqui, o tom verde (frio) é uma cor oposta à terracota (quente).
No segundo projeto, o tom cinza é a cor predominante, enquanto os tons quentes são a cor secundária e o azul petróleo atua como a cor terciária, complementando os tons claros.
Abaixo outro exemplo utilizando a regra 60-30-10
Foto Pinterest
Seguir a regra 60-30-10 é uma maneira simples e eficaz de criar harmonia visual em qualquer espaço. Ela proporciona equilíbrio entre cores neutras e vibrantes, criando um ambiente visualmente agradável e interessante.
Lembre-se, a criatividade é a chave. Não tenha medo de experimentar diferentes tons e padrões para encontrar a harmonização de cores que mais lhe agrada. Se utilizar esta técnica conta pra gente!
Comentarios